Riserva Zen Yoga Life
O Yoga no dia a dia para reduzir a ansiedade
Recomendado por profissionais, ele pode contribuir de diversas formas para a saúde
Por: Gislene Ana Barbosa

Já pensou em inserir o yoga na rua rotina para diminuir a ansiedade que insiste em aparecer? Se ainda não, comece a avaliar essa ideia!
Ele tem vários benefícios, um deles é auxiliar para que a ansiedade diminua. Só quem passa por isso sabe como é a pressão de ser e estar ansioso, principalmente neste momento de isolamento social.
Por conta da pandemia, mais de 80% dos brasileiros se sentiram mais ansiosos de acordo com a pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Onde 67,7% dos entrevistados manifestaram sintomas moderados a graves de ansiedade e depressão.
Estar em casa o tempo todo, ou ser obrigado a sair para trabalhar, pode acabar causando ainda mais danos para a mente. Ademais, o excesso de medo, preocupação, angústia, cansaço e tristeza são tão prejudiciais que acabam afetando na produção das tarefas diárias.
Começar algo novo, testar posições, conhecer o seu próprio corpo, se desafiar e fazer isso pela sua saúde, sem dúvidas vai fazer você se sentir melhor!
Pessoas com transtornos de ansiedade em geral (pânico, ansiedade generalizada, ansiedade social), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), estresse pós-traumático (TEPT), depressão e dor crônica podem ser tratadas com o auxílio da prática.
Leia também:
Os exercícios respiratórios da prática podem trazer benefícios para corpo e mente
Pomodoro e Pranayamas: os dois P’s que podem salvar seus estudos
A psiquiatra Alice Xavier, que também é mestre em ciências da saúde, terapeuta cognitivo comportamental e pesquisadora do grupo de transtornos de ansiedade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, afirma que o yoga pode beneficiar em vários aspectos.
“O yoga auxilia tanto através do alongamento e relaxamento muscular, quanto por seu efeito de foco no momento presente e treinamento atencional.”
Além disso, ela explica como os exercícios auxiliam na melhora de quem possui algum transtorno mental.
“Um outro mecanismo é através dos pranayamas, em especial a respiração diafragmática e outras técnicas de relaxamento. Além dos efeitos fisiológicos da respiração, a concentração na respiração também tira o foco da ansiedade".
Por fim, a médica psiquiatra enfatiza a importância da meditação.
“As técnicas meditativas do yoga também trabalham o foco no agora (tirando o futuro excessivo da ansiedade e o passado da depressão).”