Riserva Zen Yoga Life
Yoga: muito prazer, posso te ajudar!
Sistema filosófico pode ser muito útil para várias necessidades do homem moderno. Conheça as principais técnicas que moldam o estilo de vida de praticantes ao redor do mundo.
Por Redação Entre Asanas @entreasanas

Pode soar irônico, mas uma das principais metas da prática de Yoga é, justamente, o isolamento (Kaivalya), estado alcançado a custa de uma determinação mental contínua e muito discernimento (viveka), que vão ajudar o praticante a construir uma visão de mundo estritamente fundamentada na verdade.
Assim o praticante de Yoga, imbuído do ímpeto de justiça e conhecimento, remove o véu da ignorância, se desapegando dos desejos mundanos e da vaidade que distorcem seu caminho.
"O isolamento revela o estado da verdade, através da perspectiva do conhecimento correto. Ao enxergar, você vai se aquietar ou agitar."
Mas a final, o que posso obter de prático no meu dia-a-dia com o Yoga?
Bem, logo de cara você vai se deparar com três possibilidades bem óbvias que vão te influenciar positivamente:
1) Desenvolvimento das Faculdades Mentais
É amplamente sabido que, através da meditação e de exercícios de atenção plena, o praticante de Yoga desenvolve habilidades mentais bastante úteis, a saber: resiliência, concentração, foco em detalhes e maior capacidade de organizar pensamentos.
A prática regular de Yoga é um excelente meio de cultivar uma mente sadia e jovem, e isso vai te ajudar a encontrar soluções para uma variedade de problemas que você enfrenta no seu dia-a-dia, seja no âmbito familiar, profissional ou íntimo.
2) Melhoria no Condicionamento Físico
Os exercícios físicos compõem uma fração do conteúdo descrito no principal manual do Yoga (Yoga Sutras), mas desempenham papel chave no caminho do praticante. A execução de exercícios de respiração e de posturas, ou ásanas, como são oficialmente chamados, ajuda muito a sincronizar as demandas físicas das demandas mentais e espirituais. Ou seja, é preciso estar bem condicionado fisicamente para conseguir alcançar algumas metas do Yoga.
Um corpo bem condicionado é um patrimônio que todas as pessoas devem cuidar. A saúde física nos permite certa libertação de "cobranças" mentais, além de contribuir com ajustes do corpo sutil. Assim, o praticante, através do exercício físico intenso, alcança sua conformidade, e elimina distrações que impedem sua evolução (pensamentos habituais e oscilações energéticas).
3) Alívio do estresse e pressões mundanas
Com a mente harmônica e o corpo bem cuidado, o praticante começa a, verdadeiramente, interagir com as proposições mais elevadas do Yoga.
Nos estado de meditação e contemplação o indivíduo sente felicidade, contentamento, dignidade, simplesmente, por existir. Percebe-se, em algum momento, certa integração, unicidade, ou União, termo mais utilizado para caracterizar o objetivo final da prática.
"No recolhimento final, o Yoga se revela, e do isolamento percebemos a integração."
Assim, na percepção da pura verdade, o praticante passa a se enxergar com clareza e limpidez, na própria realidade. A sensação, nesse momento, revela o propósito do Yoga. O discernimento conduzindo a pessoa à felicidade gratuita de existir. E por fim, o praticante de Yoga percebe que o seu caminho, simplesmente, inicia.