• Riserva Zen Yoga Life

Radhastami

03/09/2022 - Sábado - Um dos maiores festivais védicos


Por Helena Bhagavati


Radhastami, Radha Ashtami (domingo dia 4 de setembro de 2022) marca o dia da aparição de Radharani, a Rainha de Vrindavana. Nascida em Varsana (Uttar Pradesh, Índia), Radha, Radharami, é a consorte divina, amiga mais próxima e a devota mais amada rendida aos pés de lótus de Krishna.


Radharami é a potência de prazer.


Como Ela é? Gokula-taruni-mandala-mahite. Taruni significa “mocinhas”. Elas, as gopis, são todas mocinhas. De todas as mocinhas, entretanto, Radharami é a mais bela. Ela é encantadora para as mocinhas também, pois Ela é belíssima. Damodara-rati-vardhana-veshe: Ela sempre Se veste tão bem que Damodara, Krishna, atrai-Se pela beleza dEla.


Hari-nishkuta-vrinda-vipineshe: Ela é o único objeto amável de Krishna, e Ela é a rainha de Vrindavana. Em Vrindavana, todos estão sempre adorando Radharami. Rani significa “rainha”. Todos lá estão sempre falando: “Jaya Radhe!”. Todos os devotos em Vrindavana são adoradores de Radharami.

Vrishabhanudadhi-nava-shashi-lekhe: Ela apareceu como a filha do rei Vrishabhanu. Lalita-sakhi guna-ramita-vishakhe: Suas companheiras são Lalita-sakhi e Vishakha-sakhi. Então, em nome dos devotos puros de Krishna, Rupa Gosvami está orando, karunam kuru mayi karuna-bharite.

“Ó minha adorável Radharami, sois plena de misericórdia, em virtude do que estou implorando por Vossa misericórdia. Visto que sois deveras misericordiosa, muito facilmente concedeis Vossa misericórdia. Não deixarei, portanto, de implorar por Vossa misericórdia”.

Neste ponto, alguém talvez dissesse: “Rupa Gosvami, és tão grandioso, és um estudioso erudito, uma personalidade tão santa, e está implorando pela misericórdia de uma mocinha comum? Como é isso?”. Portanto, Rupa Gosvami diz, sanaka-sanatana-varnita-charite: “Não se trata de uma moça comum. Apenas grandes personalidades santas, como Sanaka-Sanatana, podem descrever tal moça, logo Ela não é uma moça qualquer”.


O nascimento de Radharami não foi a partir do ventre de algum ser humano, senão que Ela foi encontrada por Seu pai no campo. O nascimento de Radharami é assim. Enquanto o pai arava o solo, ele viu que uma criancinha estava ali. Ele não tinha filhos, então ele pegou a criança e a apresentou à rainha, sua esposa: “Temos aqui uma excelente criança”. “Como obtiveste tal criança?”. “No campo”.

“Temos aqui uma excelente criança”. “Como obtiveste tal criança?”. “No campo”.

No Srimad-Bhagavatam (10.30.28), encontramos anayaradhitah. Significa que não obstante a existência de muitas gopis, existe a menção de que, por essa gopi em particular, Krishna é servido mais prazerosamente, ou, em outras palavras, Krishna aceita o serviço dessa gopi com mais prazer. A palavra aradhyate significa “adoração”. Desta palavra aradhyate, vem Radha. O nome de Radha está presente em outros Puranas.


[]



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo