top of page
  • YOGA LIFE

Psicologia e Yoga

O Yoga coloca um pouco de presente na personalidade de cada pessoa que o pratica.


Por Myvrian Braga


A mente do homem evoluiu do tempo das cavernas, passou a viver em sociedade e chegou ao momento atual, caracterizado pelo excesso de estímulos externos e, ainda, pandemia e isolamento social. A pandemia de Covid-19 despertou doenças relacionadas à mente, que viviam camufladas pela agitação da vida moderna.


Sandro Neves, psicólogo pela UFRJ e pesquisador nas áreas de meditação, yoga, mindfulness (atenção plena) e neurociência, explica sobre uma correlação entre a psicologia, a ciência que estuda a mente, e o yoga, já que “o objetivo do yoga é mostrar o que é a mente, mostrar como ela funciona e nos capacitar a utilizá-la”.


Mais do que benefícios físicos e fisiológicos, o yoga traz benefícios psicológicos e, também, para a anatomia cerebral, com a finalidade de mudar um padrão de funcionamento baseado apenas no pensamento, que ocasiona uma mente agitada.


"O Yoga e a atenção plena oferecem ao praticante um padrão voltado para o presente, que diminui o fluxo de pensamentos e nos faz ficar atentos ao aqui e agora, esclarece Sandro.


Você já ouviu essa expressão “aqui e agora” em alguma aula de Yoga ou meditação?


Pois é... O pesquisador tenta nos explicar que as mudanças no fluxo de pensamentos, de agitado entre passado e futuro para o momento presente, tem repercussão direta na nossa personalidade e na nossa identidade, acontecendo transformações profundas no praticante de Yoga e meditação.




Cada ser tem um Universo dentro de si e, para acessá-lo, as pesquisas mostram que o Yoga é uma pratica que vai além das posturas físicas e da flexibilidade. O Yoga coloca um pouco de presente na personalidade de cada pessoa que o pratica, permitindo o encontro da sua identidade e despertando suas virtudes e seus valores.



[]



____________

Sandro Neves ministrou a Palestra Psicologia do Yoga (seg, 21), na Semana Zen, que é um evento online desde 2020 e tem a finalidade de levar os benefícios da prática psicofísica do Yoga em comemoração ao Dia Internacional do Yoga em 21 de Junho.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Radhastami

bottom of page