top of page
  • YOGA LIFE

Diwali, o festival das luzes

Hoje, 24 de outubro de 2022 celebra-se Diwali, o festival das luzes, luzes que significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano.


Por Helena Bhagavati



Diwali representa a renovação e a prosperidade, riqueza e a luz espiritual em cada ser humano.


Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro, sendo uma época de muita religiosidade, votos de sacrifício e introspecção.


Em 2022, os cinco dias de Diwali começam em 22 de outubro, sendo o dia mais importante do festival o dia 24 de outubro.


Amplamente comemorado entre mais de um bilhão de pessoas de diferentes religiões em toda a Índia e sua diáspora, os cinco dias de Diwali são marcados por orações, festas, fogos de artifício, reuniões familiares e doações de caridade. Para alguns, o Diwali também representa o início de um novo ano.


Diwali é a chegada de Rama, o Rei Ramachandra, em Ayodhya, após 14 anos de exílio na floresta. Sri Rama, avatar de Krishna, derrotou o mal encarnado em Ravana, que havia raptado sua esposa Sita, avatar de Lakshmi,. O povo de Ayodhya (a capital do reino) congratulou-se com Rama por iluminação em fileiras (avali) das lâmpadas (Deepa), dando assim o seu nome: Deepavali. Esta palavra, em devido tempo, se tornou Diwali em hindi. Derivado do sânscrito dipavali, que significa “fileira de luzes”, Diwali é famoso pelas lâmpadas de barro que os celebrantes colocam como enfeite na frente de suas casas.



Existem várias observâncias do feriado em toda a cultura védica, principalmente relacionadas a Vishnu e Lakshmi, sua esposa. Diwali celebra Lakshmi, da riqueza e da prosperidade, pedindo a Lakshmi boa sorte na colheita.


Tal como Brahma, responsável pela criação do universo material, e *Shiva, responsável pela destruição da criação material, *Vishnu, responsável pela manutenção, faz parte da *Trimúrti, a trindade védica . A trimurti é manifestação de Krishna. Cada uma dessas manifestações da divindade é acompanhada por sua esposa, sua *Shákti, potência, sua semideusa. Assim, a esposa de Brahma é Sarasvati, a do conhecimento, a de *Shiva* é Parvati, e a de Vishnu é Lakshmi, da opulência.


Vishnu é muito popular através de seus avatares, encarnações em diferentes formas, sendo os mais famosos Rama, herói do *Ramayana, um dos grandes épicos vedicos, personagem central do maior épico da humanidade, o **Mahabharata*.


[]

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Radhastami

bottom of page