top of page
  • Foto do escritorRiserva Zen Yoga Life

Comece a meditar hoje!

Como a meditação pode ser uma aliada para reduzir o estresse do isolamento social


Por Juliana Meneses


O isolamento social de mais de um ano de duração está afetando diretamente a mente e o corpo de todos. Sensação de cansaço, medo, dificuldade de concentração e insônia estão entre as queixas mais recorrentes daqueles que estão há tanto tempo nesta rotina repetitiva imposta pela pandemia que vivemos. Não está sendo fácil e por mais que o tempo passe, é difícil se adaptar, ainda mais com a quantidade de notícias diárias sobre o cenário atual, que deve se estender ainda por um tempo. Mas é necessário tentar realizar atividades no dia a dia que tentem minimizar esses impactos nocivos vivenciados, para melhorar a qualidade de vida, ter foco e disposição para as tarefas necessárias.


A prática da meditação pode ser extremamente relaxante e trazer uma grande sensação de bem-estar, algo tão desejado atualmente. Ela ajuda a atenuar a sensação de ansiedade e auxilia na saúde mental. É comum que se pense que para meditar precisa de técnica, ou que deve durar um tempo determinado, mas essa prática milenar pode ser mais simples do que parece.


A guia de meditação, professora de Vinyasa Flow e terapeuta sistêmica, Aline Juruena de Mattos, explica que para meditar é necessário relaxar e aceitar o momento presente, pensamentos podem ocorrer, isso é comum e faz parte do processo.


“‌Uma dica importante na hora da prática da meditação passiva ou da guiada é que o praticante feche os olhos, fique numa posição confortável e procure relaxar se concentrando na sua respiração, na entrada e saída de ar do corpo, no momento presente. Ao inspirar encha a barriga de ar e ao expirar recolha o abdômen. Foque na sua respiração e no movimento da sua barriga. Se algum barulho, sensação e pensamento vier, deixa vir e deixa ir. Não resista. Aceite o momento presente. Ele tem esse nome pois é um presente”.


Aline fala ainda que a meditação é uma forma de acalmar, se conectar com sentimentos agradáveis e possibilita ao praticante a oportunidade de adquirir calma para resolver os problemas.


“A prática de meditação aumenta a paz, alegria, criatividade, foco, autoestima, energia, imunidade, consciência, fluidez, confiança, plenitude e coragem. Em momentos desafiadores meditar não é só uma ferramenta para mudar a vibração do corpo e da mente, é também uma forma de prevenção pois faz a pessoa lidar com mais paz diante dos problemas do dia a dia”.

A professora ressalta que a prática da meditação influência no corpo, sobretudo pela respiração mais profunda e relaxamento que ela traz.


“O processo fisiológico da meditação acontece quando uma menor quantidade de neurônios é ativada devido a uma entrada reduzida de informações do exterior. Ocorre uma melhor oxigenação dos tecidos pela dilatação das artérias e uma maior profundidade da respiração, um importante relaxamento muscular e uma sensação de tranquilidade”.




A praticante de Yoga e meditação, Taíssa Marinho, conta que já meditava há alguns anos, mas com a pandemia identificou uma necessidade de aprofundar ainda mais sua prática, recorrendo a meditações guiadas, que são excelentes para que o praticamente não perca o foco no momento presente. Ela destaca que a atividade lhe ajudou a minimizar o estresse.


“Tento meditar desde 2016, entretanto meditar é um processo interno da aquietação das atividades mentais do seu eu. Então, ainda estou nesse processo, no início eu não conseguia me concentrar para realmente entrar em estado meditativo, mas com a pandemia por COVID-19 senti mais necessidade desse recolhimento das atividades mentais e foi quando busquei pelas meditações guiadas e conhecer mais sobre o mundo da yoga. Contudo, em 2020 que comecei realmente a meditar, at