top of page
  • Foto do escritorRiserva Zen Yoga Life

Pomodoro e Pranayamas: os dois P’s que podem salvar seus estudos

A junção das duas técnicas pode ser a solução ideal para quem deseja não torrar os neurônios Por Raphaela Vitor


Estudar pode ser considerado por muitos um ato extremamente difícil, obviamente, quando obrigados a fazer algo com o qual não possuímos certo tipo de afeição, o ofício parece se tornar cada vez mais árduo. Uma simples tarefa como: ler um capítulo de um livro didático, entender a matéria de uma prova tendem a levar horas para serem concluídas, e os motivos podem ser uma série de fatores que vão de procrastinação exagerada até distrações com afazeres menos importantes e possivelmente menos produtivos.

A falta de concentração é absurdamente normal e atinge seres humanos de todas as faixas etárias, e é um dos maiores oponentes dos estudantes atualmente. Se antes, se concentrar em uma sala de aula, projetada para ser um lugar de estudos, já era uma missão rigorosa, neste atual cenário onde as carteiras foram substituídas cadeiras emprestadas da sala de jantar e a lousa se tornou uma tela de 15.6 polegadas de um notebook, se torna quase impossível.


Desde meados de março de 2020, o Ensino à Distância, ou melhor, o “EAD”, se tornou realidade para milhares de estudantes brasileiros. Fazer a lição de casa quando já se está em casa pode bagunçar a mente de qualquer um, porém, existem algumas dicas que podem te ajudar a dar um up nos seus estudos e a não se afogar no mar de matérias acumuladas.


A primeira a ser apresentada é a técnica: Pomodoro


Pomodoro significa tomate em italiano, o nome de batismo surgiu após seu criador, Francesco Cirillo, em 1980 usar um cronômetro em forma de tomate para controlar tempo que gastava na realização de suas tarefas. Depois de vários estudos, Cirillo percebeu que 25 minutos era o limite de concentração de sua mente detinha para desempenhar tais deveres.




Daí surgiu a Técnica Pomodoro que consiste na divisão de tarefas em fluxos de trabalhos e em pausas planejadas. Diversos estudos apontam que a concentração do cérebro humano tende a se estender de 25 a 30 minutos antes de desfocar, por este motivo a método de Cirillo cai como uma luva para a maioria dos estudantes.


Mas como funciona?


É bem simples, um ciclo pomodoro dura em torno de duas horas, você vai dividir este período em fluxos de 25 minutos de trabalho com pausas de 5 minutos entre cada um. Veja só:



O que você precisa para aplicar o pomodoro corretamente


1. Prepare uma lista completa com todas as instruções da tarefa a ser realizada e a divida entre os fluxos de trabalho do pomodoro.


2. Tenha um cronometro programado para despertar após 25 min.


3. Escolha a parte da tarefa que quer executar, e se concentre nela durante fluxo pomodoro, sem interrupções ou distrações, dica deixe o wifidesligado ou mantenha o seu aparelho telefônico longe.


4. Em casos de interrupções, uma mensagem de texto ou um e-mail que precisa ser respondido, anote em um papel a parte e dê atenção posteriormente. É de extrema importância não deixar pequenos detalhes te atrapalhem ao realizar o pomodoro.