top of page
  • Foto do escritorRiserva Zen Yoga Life

Instrutor de Yoga: oportunidade para mudar de vida

A busca por novas oportunidades de empreender vem aumentando a cada ano, e o Yoga é uma das modalidades mais procuradas.


Por Redação Entre Asanas @entreasanas


"É muito gratificante aprender e ensinar Yoga!"

Com tantas mudanças de hábito se revelando durante a pandemia, uma agradável surpresa é verificar o aumento significativo de demanda e oferta de Yoga, principalmente online. Cada vez mais pessoas descobrem os benefícios psicofísicos da prática regular de Yoga, que vem se destacando como grande aliado no combate ao estresse (físico e mental) e ansiedade.


As técnicas de respiração e meditação, aliadas aos exercícios físicos do Yoga, compõem um programa completo de equilíbrio e autoconhecimento, e atendem a todo perfil de praticante, desde aqueles que buscam mais a meditação, até as práticas mais intensas de alongamento e flexibilidade. E, agora, com as vídeo aulas, é possível acessar um vasto repertório para conhecer e se aprofundar.



"Oportunidade para todos"


E com o aumento de demanda é inevitável o aumento de oferta, o que vem provocando uma corrida por cursos de especialização e formação de instrutores, que enxergam no Yoga uma forma alternativa profissional bem viável, e com inúmeras oportunidades para empreender. Quem atua no setor já percebe a transformação ocorrendo há alguns anos:


1 milhão de adeptos e praticantes no Brasil
2,5 mil estabelecimentos oferecendo Yoga
10 mil eventos de Yoga todos os anos

De modo geral, há um grande movimento no setor de terapias alternativas e integrativas, desde a homologação de suas atividades pelo Sistema Único de Saúde, e percebe-se um crescimento sensível na oferta de cursos livres de qualificação de profissionais nessas áreas. E no Yoga acontece o mesmo. A cada ano mais pessoas buscam cursos de formação para se habilitar como instrutor/instrutora profissional e começar a ganhar a vida com Yoga.



Quem é o/a profissional de Yoga?

E as mulheres mais uma vez dominam a cena, tanto como praticantes e estudantes como nos cursos de formação. Elas são a maioria e todas as atividades relacionadas ao Yoga



85% mulher | 15% homem
75% entre 25 e 55 anos
60% com curso superior ou técnico (Humanas, Psicologia, Ed. Física, Fisioterapia, Pilates, Terapias, etc)
75% buscam o Yoga como alternativa de atuação profissional


Mas como escolher um curso de formação em Yoga?



Da mesma forma como escolhe qualquer outro serviço! É preciso certa diligência na hora de escolher o prestador de serviço. Um curso de Yoga é considerado "curso livre", ou seja, não é regulado pelo MEC, bastando ser prestado por profissional autônomo ou empresa com corpo técnico devidamente habilitada. Existem diversas formatações de cursos de formação de instrutores de Yoga, sendo as principais:


Extensivo Presencial: com duração de 6 a 18 meses, geralmente hospedado ou oferecido por uma escola de Yoga
Extensivo Online: com duração de 6 a 12 meses, oferecido por profissional autônomo ou escola de Yoga
Intensivo Presencial: com duração de até 1 mês, geralmente oferecido por profissional autônomo, no formato de "Retiro de Yoga"

O mais importante é fazer o check-list de verificações, para conhecer a estrutura do curso, o currículo dos profissionais envolvidos, o programa pedagógico do curso, etc. É fundamental existir um contrato de serviço, onde esteja bem claro os benefícios que você está adquirindo, bem como as obrigações e deveres do prestador do serviço.


Uma tendência dos principais cursos de formação no Brasil, é fornecer, além dos workshops teóricos, acesso a uma grade regular de aulas de Yoga, de modo que os alunos possam colocar em prática os ensinamentos adquiridos. Alguns cursos oferecem benefícios adicionais, como livros, aulas particulares, conteúdo multimídia e até sistemas de cashback, contratando aulas dos próprios alunos graduados.