top of page
  • Foto do escritorRiserva Zen Yoga Life

Ayurveda: filosofia de vida

Forma de viver, com condutas e objetivos definidos para buscar equilíbrio entre corpo, mente e espírito, em harmonia com as leis da natureza


Por Ana Karina Talarico


No mundo com tantas atribulações em que vivemos, a busca por qualidade de vida é algo cada vez mais constante entre as pessoas. Mudar hábitos, muitas vezes, é o primeiro passo para alcançar o equilíbrio entre corpo e mente. Praticar atividade física, yoga, meditação e ter uma alimentação equilibrada para muitos é a chave do sucesso. Nessa busca por uma vida mais regrada e leve é que muitas pessoas acabam buscando o ayurveda.


Para quem ainda não ouviu falar sobre isso, esse é um termo em sânscrito. “Ayur” significa Vida, e “Veda” significa Ciência. Portanto, ayurveda quer dizer “Ciência da Vida”. Com origem na Índia, seus primeiros registros datam mais de 5000 anos atrás. É o primeiro sistema de medicina que se tem notícias.


A nutricionista, terapeuta ayurveda e professora de Yoga Vanessa Mayer (@nessamayer) explica que esse estilo de vida ajuda a manter e promover a saúde do corpo e da mente, combater doenças e manter a vitalidade.


“No ayurveda a vida engloba muitos aspectos, o atman (a alma), a mente, o prana (a energia vital), os sentidos e o corpo, e entendemos que tudo está conectado. Portanto, há saúde quando há harmonia em todos os aspectos. Harmonia interior e exterior. Para o ayurveda, saúde não é a mera ausência de doença, mas um estado de bem-estar físico, mental e emocional. Um equilíbrio entre os doshas dentro de nós”, frisa.

Doshas são forças vitais da natureza.


“Para entendê-los é preciso ter em mente que nós somos parte da natureza, e, por isso, tudo que nela acontece reflete em nós. O ayurveda tem como base os cinco elementos: éter (ou espaço), ar, fogo, água e terra. Eles formam os doshas, que são vata, pitta e kapha, nosso corpo e tudo que se manifesta de modo material, na natureza e no universo. Vata é a combinação de ar e éter. Pitta é a combinação de fogo e água. E Kapha é a combinação de água e terra. Todos nós temos os três doshas em nossa constituição de maneira única, não existe uma pessoa igual à outra. Quando um elemento se sobrepõe ao outro, temos um desequilíbrio, que pode evoluir para uma doença. A função do dosha, portanto, é manter esse equilíbrio entre os elementos dentro do corpo”, explica.




Os atributos


Essa medicina milenar estimula o autocuidado, pois acredita na prevenção de doenças e ensina que cada pessoa é capaz de entender a constituição de seu corpo e o que é benéfico ou não para ele em qual momento ao observar o que ele apresenta de atributos no dia a dia ou durante alguma afecção de saúde.


“Os atributos são características que os doshas manifestam de acordo com seus elementos. Por exemplo, vata não é o ar, nem o espaço, mas aumenta o ar e/ou o espaço do nosso corpo quando em desequilíbrio. O mesmo vale para pitta e seus elementos, e kapha e seus elementos. Os atributos de vata são: móvel, seco, frio, leve, áspero e irregular, agitado. Pitta é quente, um pouco oleoso, leve, fluido, líquido, penetrante e móvel. Kapha é pesado, frio, oleoso, denso, lento, suave e estável”, detalha.

De acordo com a terapeuta, o ayurveda trabalha avaliando esses atributos na constituição física e metabólica da pessoa, assim como nos alimentos, estações do ano, padrões de pensamento, históricos de doença e tudo mais que envolva a saúde do indivíduo. Ele é indicado para qualquer pessoa que queira aprender a viver mais em harmonia com os ciclos da natureza, como o ciclo circadiano e seu próprio organismo.


“Essa filosofia de vida é pra quem quer ter mais saúde, vitalidade e longevidade, através da sua rotina, alimentação e estilo de vida”, finaliza Vanessa.