Riserva Zen Yoga Life
8 Dicas e receitas simples para fortalecer a imunidade
Os nutrientes presentes na alimentação são essenciais para a multiplicação e o funcionamento ideal das células de defesa
Por Stella Valverde

Refúgio e ateliê de muitos durante o período de isolamento, a cozinha ocupou mentes entediadas e foi um verdadeiro palco para o show dos cozinheiros da quarentena. O pão caseiro se tornou a escolha mais pedida dos aventureiros do isolamento, e a receita foi a mais buscada no Google em 2020. Mas... já pensou se todo mundo fosse viver só de pão? Os carboidratos são essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas não teria sistema imunológico que aguentasse.
Conversamos com a nutricionista Alline Souza, de 33 anos, especialista em Nutrição Esportiva, sobre alimentação para fortalecer o sistema imunológico e o desafio de passar informações corretas sobre alimentação. Esse artigo vai te mostrar por que é importante fortalecer a imunidade, como a alimentação ajuda a fortalecer o sistema imunológico, quais são os principais obstáculos da busca pela alimentação saudável e como o isolamento social aflorou a preocupação sobre alimentação e imunidade. No final, você vai encontrar dicas de como achar opções saudáveis perto de você e 9 receitas simples preparadas pela especialista entrevistada para fortalecer a imunidade e ajudar a variar o seu repertório na cozinha.
Por que é importante fortalecer a imunidade?
O sistema imunológico é o sistema de defesa do nosso corpo contra qualquer patógeno, como vírus e bactérias, que possam invadir o organismo e desencadear doenças. A imunidade elevada evita que isso aconteça. Tão importante quanto manter uma alimentação balanceada é combiná-la com outros métodos, como a prática regular de exercícios, ter boas noites de sono, manter uma boa hidratação, bem-estar emocional e momentos de lazer.
Oito em cada dez pessoas brasileiras buscam uma alimentação mais saudável, segundo uma pesquisa de 2018 realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Alguns fatores que podem dificultar esse caminho são os preços altos, tempo corrido, falta de organização e até mesmo falta de conhecimento sobre alimentação saudável. Profissionais de saúde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) fizeram um estudo com 1.246 adultos usuários da atenção básica em saúde sobre “as dificuldades para ter uma alimentação saudável, seus fatores associados e seus motivos”. O resultado revelou as seguintes porcentagens dentre os entrevistados que relataram dificuldades:
Com o isolamento social, a especialista Alline Souza, que atua com foco em emagrecimento, qualidade de vida e atividade física, comenta que observou aumento na procura de pacientes sobre o que consumir e priorizar na alimentação para fortalecer a imunidade.
“A procura foi aumentando gradativamente de pessoas que ganharam muito peso durante o início da quarentena devido ao isolamento social, ansiedade e incertezas sobre o futuro. Atualmente, minhas principais demandas são de pessoas que querem emagrecer, depois as que buscam saúde e qualidade de vida. Muitas vezes, essa procura está associada a alterações em exames laboratoriais e excesso de peso.”
Como a alimentação fortalece a imunidade?
Os nutrientes presentes na alimentação, desde gorduras boas e carboidratos até proteínas, fibras, vitaminas e minerais são essenciais para a multiplicação e o funcionamento ideal das células de defesa. Dietas restritivas ou hipocalóricas podem enfraquecer o sistema imunológico. Para Alline Souza, os principais desafios são convencer os pacientes que não precisam ter medo de comer, e constantemente desmentir informações falsas sobre alimentação.
“Nunca se viu tantas pessoas com sobrepeso, obesidade ou distúrbios alimentares em decorrência de informação equivocada. Vivo em constante luta contra o terrorismo nutricional e defendo uma alimentação simples, harmoniosa e descomplicada. Nas redes sociais vejo muita invenção de alimentos e produtos com dizeres de auxiliar na imunidade, o que acaba confundindo muitas pessoas, com a promessa de milagre para fortalecer a imunidade, quando na verdade o que fortalece são hábitos de vida saudáveis que a pessoa tem. Tento ajudar as pessoas a redescobrir o prazer em comer e, junto, a observar alterações no corpo, como nas circunferências e no peso.”