Riserva Zen Yoga Life
11 dicas para aumentar a imunidade
Listamos alguns ajustes que você pode realizar na sua rotina para beneficiar seu corpo e garantir um nível de imunidade maior para enfrentar as dificuldades da pandemia
Por Jessica Bazzo

A pandemia chamou a atenção para a necessidade de cuidar mais da saúde. Esse contexto, de medo e incerteza, levou as pessoas a intensificarem a busca por respostas sobre maneiras de como aumentar a imunidade, a fim de auxiliar o corpo a resistir ao vírus, bem como evitar manifestações mais severas da doença.
Com tanta informação disponível, nem todas de qualidade ou munidas de evidências, fica a pergunta: o que funciona de verdade para aumentar a imunidade?
Sem fórmula mágica, pilhas de suplementações ou receitas prontas, o que deu certo até hoje e continua sendo recomendado é o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Pequenas mudanças de hábitos diários, que se incorporadas em longo prazo só trarão benefícios e qualidade de vida.
Listamos 11 dicas para aumentar a imunidade:
1. Alimentação equilibrada
Uma alimentação equilibrada, é aquela que contempla as necessidades fisiológicas do indivíduo e variedades de todos os grupos alimentares: proteínas, vegetais, leguminosas, tubérculos e cereais.
Para isso, é importante que a pessoa busque uma orientação nutricional individualizada, que será feita levando em consideração todos os nutrientes e quantidades.
2. Hidrate-se
Hidratação adequada é vital para manutenção de todos os órgãos. Somos em média 70% água! Além disso, água promove saciedade, regulação de pressão arterial, melhor funcionamento intestinal, melhor circulação e disposição. A recomendação é de 30 ml a 35 ml por kg de peso.
3. Prática de exercícios
A prática regular de exercícios físicos, assim como a Yoga, é benéfica na prevenção de doenças, controle de peso, promoção à saúde e bem-estar. Além disso, os exercícios físicos podem funcionar prevenindo e mantendo e/ou restabelecendo o equilíbrio biológico, psicológico e social de um indivíduo.
Uma série de estudos já foi publicada apontando a prática regular de exercícios físicos como aliada no combate aos malefícios do sedentarismo, tanto na prevenção quanto retardo de doenças crônicas, melhora do sono e da disposição, influenciando diretamente na longevidade de seus praticantes e a qualidade do envelhecimento.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa publicada em novembro do ano passado na Revista de Cineantropometria e Desempenho Humano, sugeriu que a atividade física melhora as respostas imunes para a vacina da influenza em idosos, o que pode também acontecer com a vacina para a Covid-19.