- COTIDIANO CONSCIENTE
Aproveite o sábado para curtir o penúltimo dia da Semana Zen
Programação de hoje começa às 8h com aula de vinyasa yoga; maternidade é tema de bate-papo à tarde
Por Mônica Kikuti

A 5ª Semana Zen, promovida pela Escola Riserva Zen Yoga Life, está seguindo para a reta final. Neste sábado, penúltimo dia do evento, a programação começa às 8h, com aula de vinyasa yoga, e se estende até às 21h. Além de aulas diversas, haverá bate-papo sobre maternidade e palestra sobre mar e yoga.
As atividades acontecem por meio da plataforma Zoom. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no link: www.riservazen.com/semanazen
ENCERRAMENTO NA PRAIA
A Semana Zen, que começou no último dia 21, termina amanhã, domingo, com uma aula de yoga aberta ao público na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
O público será recepcionado a partir das 7h30. Para essa prática coletiva, a organização da Semana Zen pede a doação de 1kg de alimento que será revertido para uma entidade beneficente.
Participe, DOE e TRANSFORME PARA O BEM!
YOGA E SUSTENTABILIDADE
Professora de yoga e engenheira ambiental, Nayane Alves, proferiu palestra sobre “Yoga e Sustentabilidade”, como parte da programação de ontem da Semana Zen.
Nayane explicou o conceito de sustentabilidade levando em consideração a Conferência de Estocolmo, de 1972, na qual a “sustentabilidade significa a capacidade de cumprir com as necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras”.
“Esse conceito de sustentabilidade, baseado nas necessidades do homem, em breve vai sofrer mudanças até para evoluirmos”, afirmou.
Fazendo uma analogia do yoga a um iceberg, Nayane explanou que os ásanas (posturas do yoga) são a parte visível desse iceberg, que é por onde as pessoas acabam conhecendo o yoga. Porém, a parte invisível, é a totalidade do yoga, com uma doutrina muito mais profunda.
“O yoga acalma a mente das flutuações da ansiedade, de estar no futuro ou no passado. É uma ferramenta na qual você consegue se ajustar a si mesmo, se acalmar, se encontrar e ouvir o ‘eu do coração’, a sua intuição”, explicou Nayane.
Exemplificando o yoga em 8 passos de Patanjali, distribuídos em uma pirâmide, a professora utilizou Yamas e Niyamas (controle e autodisciplina, respectivamente, na base da pirâmide) para fazer a correlação do yoga e a sustentabilidade. Ambos são relacionados à ética.
No caso dos Yamas, a não violência, respeito incondicional a todas as formas de vida, coerência entre pensamentos, palavras e atitudes, bem como humildade e viver com simplicidade estão em consonância com a sustentabilidade. Com relação aos Niyamas, limpeza, pureza (física, emocional e mental), disciplina e não desistir frente às dificuldades também integram essa consonância.
“Tudo tem uma conexão. Nós estamos conectados com tudo e todos, seja com o Universo, o vizinho. E o yoga traz essa clareza. Não existe um eu equilibrado sem uma natureza equilibrada e vice-versa”, pontuou a professora ao justificar a correlação entre yoga e sustentabilidade.