top of page
  • Foto do escritorRiserva Zen Yoga Life

Yoga em vídeos ou via Zoom, em casa e sem máscara, é o ideal

Uma das práticas online mais procuradas desde o início da pandemia, essa busca tem conexão com uma jornada de autoconhecimento que pode contribuir para o enfrentamento e entendimento do atual cenário. E a respiração é o foco principal.


Por Redação Entre Asanas @entreasanas

Em muitos momentos somos impactados por uma sensação de estímulos em nosso lar. É obra, música alta, buzina, barulho de pessoas. O cachorro latindo. O bebê chorando. E essa mistura de sons em casa, junto com outras distrações no dia a dia fazem parte da melodia do momento e estarão presentes na sua prática em casa . Reconheça e aceite-a.


A respiração é um dos principais focos do ioga, e não a flexibilidade do corpo, como muitas pessoas podem imaginar. Com a pandemia de covid-19, alcançar o bem-estar emocional tem sido um desafio para muitas pessoas, que têm recorrido a práticas como Yoga e Mindfulness como auxílio. As técnicas de respiração são fundamentais no controle da ansiedade e são ferramentas transformadoras, assim como o próprio Yoga de forma geral. O equilíbrio emocional que tanto buscamos pode estar relacionado diretamente à atenção que damos à inspiração e à exalação do ar.


A redação do Entre Asanas compilou alguns dos incontáveis benefícios proporcionados pela prática regular do Yoga, que você pode assimilar facilmente, melhorando seu condicionamento físico e mental para enfrentar a crise com mais resiliência e serenidade.






Quando conseguimos respirar com atenção, mudamos o padrão das nossas emoções. Com a respiração consciente, mudamos o estado mental, conseguimos mudar de sintonia. O simples fato de prestar atenção à respiração já um começo importante para quem busca mais bem-estar. O ritmo acessa diretamente o batimento cardíaco, a frequência das ondas cerebrais baixam e a frequência do próprio sistema nervoso baixa. Naturalmente, você acessa áreas do  cérebro que dão uma resposta de relaxamento muito rápida.


O Yoga trabalha a respiração para que ela ocorra de forma correta e diminua as flutuações da mente. Essas oscilações de pensamento causam distúrbios, como a ansiedade refletida na respiração errada, ofegante, por exemplo. A respiração está ligada as nossas emoções. No Yoga é preciso focar na respiração, e isso exige concentração. Há todo um processo de relaxamento. Por conta da pandemia, as aulas se tornaram virtuais com preços especiais, o que também pode ter incentivado o aumento da procura.


É muito importante que o aluno tenha um acompanhamento profissional que possa orientar as posturas para a finalidade que ele precisa naquele dia e também respeitando as limitações do corpo. Talvez, ele tenha algum problema e não pode executar algumas posições. Em casa, você pode se concentrar em sua forma e trabalhar em poses por períodos mais longos. Sem máscaras e com os benefícios da respiração livre.

"TODO MUNDO DEVE PRATICAR YOGA."

Alinhar mente, respiração, corpo e espírito.


1) Proporciona mais equilíbrio e flexibilidade


Você sabia que uma simples prática de 15-20 minutos faz toda a diferença no corpo? Os exercícios de alongamento do Yoga são fundamentais para manter o corpo ativo e saudável, e vão ajudar você a se locomover melhor e ganhar mais consciência corporal.


Uma dica é fazer algumas saudações ao Sol todos os dias. O famoso surya namaskar, que consiste em uma sequencia fixa de 12 posturas, proporciona uma experiência bastante revigorante, com alongamentos, permanências, transições e exercícios de força.



2) Ameniza dores de cabeça e na coluna


Sabe aquela dor na lombar que te incomoda ao levantar ou abaixar para pegar um objeto? Ou aquela enxaqueca chata que tira a gente do sério?


O Yoga tem várias posturas que ajudam a fortalecer a musculatura intracostal, reduzindo dores e incômodos, e concertando desvios na coluna vertebral. Também existem exercícios específicos de respiração que podem te ajudar aliviar a pressão do estresse e melhoram o funcionamento geral dos sistemas corpóreos.