top of page
  • YOGA LIFE

TPM: práticas de Yoga podem ajudar a melhorar sintomas

Profissionais de diferentes áreas dão dicas para passar bem por essa fase e aliviar os efeitos colaterais da tensão pré-menstrual


Por Lilian Christine


Quem nunca sofreu de TPM? Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 75% das mulheres sofrem desse problema.


Tensão pré-menstrual, síndrome pré-menstrual ou simplesmente TPM são sintomas físicos e psíquicos que aparecem de 1 a 15 dias antes da menstruação e desaparecem com o fluxo menstrual.


Esses sintomas afetam grande parcela das mulheres durante sua vida reprodutiva com diferentes graus de intensidade.


Segundo a médica ginecologista Débora Maranhão, praticamente 90% das mulheres no mundo vivenciarão algum sintoma da TPM em algum momento de suas vidas como: maior irritabilidade e depressão, dor de cabeça, inchaço, maior sensibilidade nas mamas e cansaço, além das tão conhecidas cólicas pré-menstruais.


“Além destes, algumas mulheres ainda podem sentir alterações no trato intestinal que são bastante desconfortáveis”, complementa a médica.

Débora explica que a melhor forma de amenizar os sintomas de casos leves a moderados é através de bons hábitos de vida como redução do consumo de cafeína, álcool e tabaco, assim como a manutenção de uma dieta mais saudável, além da prática cotidiana de atividade física, que estão diretamente relacionadas ao alívio dos sintomas.


“Enquanto para casos mais graves, o tratamento farmacológico com uso de anti-inflamatórios, analgésicos e até mesmo anticoncepcionais hormonais, pode ser necessário para melhora dos sintomas persistentes e incapacitantes, tendo seus resultados potencializados quando associados às mudanças no estilo de vida”, explica.




Yoga e TPM


A médica Débora Maranhão explica que durante a TPM acontecem mudanças no organismo devido à liberação de prostaglandinas (sinais químicos celulares) e alto nível de progesterona que ocorrem nessa fase do ciclo menstrual.


Dessa forma, para a médica, a prática de Yoga pode aliviar os sintomas da TPM à medida que atua na redução da liberação desses fatores inflamatórios no corpo. Além de estimular a produção de serotonina (hormônio do prazer) e reduzir a produção de cortisol (hormônio do estresse).


“Portanto, o Yoga atua como alívio a curto e longo prazo dos sintomas da TPM de um modo geral, tanto os físicos, os neurológicos, quanto os psicossociais, pois o convívio com outras pessoas e a vivência em um ambiente relaxante e calmo também estariam associados aos seus benefícios”, finaliza Débora.

A administradora Lorhana Amaral após uma consulta médica descobriu que era hipertensa e sofria de ansiedade e também lidava sempre com os sintomas da TPM também.


“Minha TPM oscila muito. Às vezes fico mais chorosa, às vezes mais nervosa. Minha menstruação também era toda desregulada, o que comprometia meu sistema imu