- TERAPIAS ALTERNATIVAS
Semana Zen recebe hoje o astrólogo Waldemar Falcão
Programação começa às 7h; Waldemar Falcão conversa com participantes às 21h15 pelo Zoom
Mônica Kikuti

A programação de hoje, dia 25, da 5ª Semana Zen é bastante eclética. A partir das 7h, além das aulas de diversas modalidades de yoga, o dia de hoje terá palestras sobre yoga e sustentabilidade, além de astrologia com o renomado astrólogo Waldemar Falcão. Autor de quatro livros sobre astrologia e espiritualidade, Waldemar Falcão falará na Semana Zen às 21h15, fechando a programação desta sexta-feira.
As atividades acontecem por meio da plataforma Zoom. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no link: www.riservazen.com/semanazen
Promovida pela Escola Riserva Zen Yoga Life, a Semana Zen teve início na segunda, dia 21, e prossegue até domingo, 27, com uma aula de yoga aberta ao público na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
VEJA O QUE ROLOU ONTEM
Além de uma extensa programação de aulas, a Semana Zen contou ontem com as palestras “Meditação da Lua”, com Luciana Portella, “Energia Feminina na Expressão Corporal”, com Karina Hmeljevski e “Ayurveda nos Tempos Modernos”, com Vanessa Mayer.
Presente desde a primeira edição da Semana Zen, Luciana Portella é professora de yoga e Moon Mother; termo e curso de formação criados pela terapeuta espiritual britânica Miranda Gray.
A Moon Mother é aquela que, sentindo um chamado do coração, vai ajudar outras mulheres a despertarem para sua feminilidade autêntica, curando-se e fortalecendo-se. É quem atua como facilitadora da chamada Bênção Mundial do Útero.
Em sua palestra, Luciana explicou que cada uma das cinco luas atuais trabalha um arquétipo feminino: em fevereiro, o arquétipo foi da Feiticeira; em maio da Anciã; em agosto será a Donzela; em outubro, a Mãe; e dezembro, as Irmãs, com a Bênção das Irmãs.
“As características de cada arquétipo vão influenciando a vida de uma mulher. Ela vai ‘dançando’ com esses arquétipos nos seus 28 dias de seu ciclo menstrual. A lua cheia, que às 15h estará no ápice em Capricórnio, traz luz, expansão, abundância”, explicou Luciana, antes de iniciar a meditação da lua com as participantes.
Já na parte da tarde, a professora Karina Hmeljevski falou sobre “Energia Feminina na Expressão Corporal”. Baseou-se em sua explanação na ideia do yin e yang presentes no Taoísmo, com as polaridades opostas que se complementam.
Conforme Karina, o yin é mais relacionado ao feminino, tendo referência elementos como Terra (Shakti), lua, quietude, frio, contração, matéria, inconsciente e emoção (Eros). Já o yang é mais relacionado ao masculino, tendo referência elementos como céu (Shiva), sol, movimento, calor, expansão, energia, consciente e razão (logos).
“Dentro do yin há o yang e vice-versa. Mesmo quando estamos na prática yang, como a dança ou Hatha Yoga, temos que nos conectar com o lado yin. A respiração é a ferramenta para fazer esta conexão. Ela nos traz para o momento presente e acalma nossa mente”, explicou ela, ao mesmo tempo em que fazia ásanas.