Riserva Zen Yoga Life
Saiba mais sobre os benefícios do Yoga para sistema respiratório, nervoso, mente e corpo
Aliado importante para combater problemas psicofísicos e emocionais, o Yoga ajuda a manter uma rotina equilibrada
Por Juliana Nascimento

Você já ouviu a expressão “meu corpo está aqui, mas minha mente está em outro lugar?”
Há quem separe o corpo e a mente em quadradinhos, como se fossem HDs de aparelhos tecnológicos, mas o corpo e mente humana, não são robôs. O Yoga vem em contrapartida para desmistificar essa premissa que a sociedade e a cultura contemporânea oferecem às pessoas, involuntariamente, de que as duas dimensões são separadas.
Segundo o artigo científico “Práticas integrativas e complementares no SUS: os benefícios do Yoga e da Meditação para a saúde do corpo e da alma”, publicado em 2017, na Universidade Metodista de São Paulo, por Alexandre Melo Medeiros, o Yoga e a meditação unem corpo, mente e alma e, vai muito além de uma prática de posturas corporais e técnicas de respiração, ele possui eficácia comprovada para saúde do corpo e da mente.
Para Medeiros, o Yoga tem como objetivo promover no praticante a vivência da libertação de sofrimentos e dores corporais e auxilia na prevenção de doenças, cuja origem, muitas vez, surgem do estresse. E a prática ajuda a dar ressignificação a um novo estilo de vida.
YOGA COMO PRÁTICA TERAPÉUTICA
Em 2017, o Ministério da Saúde aprovou duas portarias, uma nº145 em janeiro e, a outra nº 849 em março do mesmo ano, da qual se refere à Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PINPIC), no Sistema Único de Saúde (SUS) incluindo o Yoga e meditação como formas terapêuticas para saúde do corpo e da mente.
Prova prática dos benefícios do Yoga, que envolve respiração, posturas (asanas) e meditação, é a professora de Yoga, Núbia Ronchisel, formada em Yoga Clássico com especialização em Alinhamento Postural e Vinyasa. Ela começou a praticar Yoga por busca particular para manter-se saudável, e acabou se autodescobrindo e buscando mais conhecimento, sobretudo para repassar para outras pessoas.
“Quando estudamos Yoga, aprendemos que muitas das separações que fazemos, são apenas uma construção. Como, por exemplo, a separação de nós com o universo (todo), não existe, pois tudo o que faço impacta diretamente no universo e vice-versa. O mesmo acontece com o nosso corpo e mente, não existe uma separação. O que acontece muitas vezes é que estamos tão distantes de nos perceber, que criamos uma barreira interna, nosso corpo está aqui, mas a mente está em outro lugar. Com Yoga, aprendemos a unificar corpo e mente no único momento que existe: o agora”, destaca Núbia.
A professora Núbia explica ainda que, as técnicas fisioterapêuticas, que integram a unificação do corpo e mente, ajudam no sistema nervoso e respiratório e em outras funções do nosso corpo. Ela pontua alguns proveitos:
ASANAS: posturas corporais que beneficiam as articulações, glândulas, centros nervosos, músculos e outros órgãos.
PRANAYAMAS: Exercícios de respiração que auxiliam o organismo através do controle respiratório.