• Riserva Zen Yoga Life

QUAL A IDADE MAIS INDICADA PARA COMEÇAR A PRATICAR YOGA?

Existe idade certa para sentir os benefícios da prática de yoga?


Por Redação Entre Asanas

Eu sempre quis praticar Yoga! Não tenho flexibilidade. Não tenho mais idade pra isso. Eu adoro praticar yoga, será se meu filho, que é criança, também pode praticar? Essas são algumas afirmações e perguntas que costumamos ouvir de pessoas quando estamos falando sobre Yoga. Mas será que existe uma idade indicada para praticar? A resposta é “não!”


O Yoga é um sistema filosófico, ou seja, para praticá-lo você precisa se dedicar ao estudo da filosofia e incorporar os princípios em sua vida, no seu dia-a-dia. Quanto à prática de ásanas, as posturas psicofísicas que fazemos no tapetinho, essas posturas se encaixam nas necessidades e no corpo do praticante e não o contrário. Cada postura e sequência de posturas possui suas variações e preparações para outras posturas, que se adaptam a cada corpo.



Quando a prática vai se desenvolvendo com disciplina e desapego, as duas pernas do Yoga, de acordo com os Yogas Sutras de Patanjali, e também com a concentração de prana (energia vital) no corpo, que pode ser por meio da respiração controlada, o corpo vai encontrando mais espaço e cedendo, dissolvendo bloqueios e aprimorando o autoconhecimento, tanto do corpo e da mente, como da sua verdadeira natureza.

1.12 Seu recolhimento (ou seja, o nirodha dessas cinco atividades mentais) advém da disciplina e do desapego. [Estas são, de fato, as duas "pernas" do Yoga]
1.13 A disciplina é o esforço em permanecer nele [nesse recolhimento].
1.15 O desapego é o sinal da vontade perfeita daquele que está indiferente aos objetos já vistos ou dos quase se ouviu falar. (Fonte: Os Yoga Sutras de Patanjali)

Dessa forma, os benefícios do Yoga podem ser experimentados por todos e a qualquer idade. Seja criança, jovem ou adulto, mulheres, homens e até gestantes. A prática regular do Yoga equilibra os sistemas do corpo e traz benefícios, como:


1 - Diminuição das atividades mentais, ou seja, diminui sintomas de ansiedade e depressão.

2 - É uma prática de autoinvestigação, ou seja, contribui para o autoconhecimento.

3 - Melhora o sono.

4 - Melhora a concentração.

5 - Proporciona condicionamento físico.

6 - Ajuda no controle da pressão arterial.


Para praticar Yoga você deve procurar uma escola e/ou um(a) professor(a) que entenda seu quadro de saúde, suas restrições e que entenda qual é a sua busca. Informe logo na primeira aula, assim, você terá o auxílio e o acompanhamento de acordo com os cuidados que a prática necessita. Então, a idade mais indicada para praticar Yoga é a idade que você tem!


[]




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo