• Riserva Zen Yoga Life

o aniversário de Ganesha - 31/08

Ganesha Chaturthi - o aniversário de Ganesha festival em honra do semideus com cabeça de elefante. Tradicionalmente no 4º dia da primeira quinzena no mês de Bhaadrapada, que cai entre agosto e setembro do calendário gregoriano.


Por Helena Bhagavati


O festival é celebrado tanto em público como em casas e dura por 10 a 14 dias, com oferendas como coco, açúcar mascavo, folhas de grama e flores vermelhas. Durante toda a cerimônia, hinos védicos do Rig Veda, o Ganapati Atharvashirsa, Upanishad, e o stotra Ganesha do Narada Purana são cantados.

Ganesha (transliteração internacional padrão de "Gaṇeśa") é um dos mais conhecidos e venerados semideuses védicos.

Seu nome é composto das palavras gaṇa (​ = tropas, grupos, exércitos + īśa (​ = senhor). É o primeiro filho de Shiva e Pārvatī. Considerado removedor de obstáculos, proporcionador do sucesso e da fartura, mestre do intelecto, da sabedoria e chefe do exército celestial, e por isso, é encontrado sempre na porta de todos os templos hindus e na porta das casas como o protetor. Representado com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante com uma única presa, montado em um rato, sentado, com uma perna levantada e curvada por cima da outra.



Ganesha é o símbolo das soluções lógicas e deve ser interpretado como tal. Seu corpo é humano enquanto que a cabeça é de um elefante; ao mesmo tempo, seu transporte (vahana) é um rato. Desta forma, Ganesha representa uma solução lógica para os problemas: é o "Destruidor de Obstáculos". Sua consorte é Buddhi (um sinônimo de "mente") e ele é adorado junto de Lakṣmi (a deusa da abundância) pelos mercadores e homens de negócio.


Uma descrição de todas as características e atributos de Ganesha podem ser encontradas no Gaṇapati Upaniṣad (um Upaniṣad dedicado a Ganesha) do ṛṣi Atharva, no qual Ganesha é identificado com Brahman e Atman. Este Hino Védico também contém um dos mais famosos mantras associados com esta divindade: Om Gam Gaṇapataye Namah (literalmente: "saudação ao Senhor das tropas").

Ganesha é muito amado e frequentemente invocado, "SemiDeus da Boa Fortuna" que proporciona prosperidade e fortuna é também o "Destruidor de Obstáculos" de ordem material ou espiritual. É por este motivo que sua graça costuma ser invocada pelos seus devotos antes de iniciarem qualquer tarefa (por exemplo: viajar, prestar uma prova, realizar um assunto de negócios, uma entrevista de trabalho, realizar uma cerimônia etc.) com mantras como: Aum śri Gaṇeśāya Namah ("reverência ao senhor Ganesha"), ou similares. É também por esse motivo que, tradicionalmente, todas as sessões de bhajana (cântico devocional hindu) iniciam com uma invocação de Ganesha, o Senhor dos "bons inícios", é colocado em qualquer nova casa ou templo.


Ganesha é associado com o primeiro chakra, que representa o instinto de conservação e sobrevivência e o de procriação. O nome desse chacra é mūlādhāra.


[]



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo