top of page
  • Foto do escritorRiserva Zen Yoga Life

Medicina e Yoga aliados no combate a doenças

Estudos mostram que o Yoga auxilia no tratamento de câncer de mama e outras doenças crônicas


Por Ana Karina Talarico


Receber um diagnóstico de câncer de mama é um baque muito grande na vida de uma ulher, tanto físico como mental. O medo de perder parte de seu corpo e assim sua autoestima ir lá embaixo, a preocupação de não conseguir vencer a doença, a ansiedade para saber como irá reagir ao tratamento, tudo isso a deixa muito frágil. Um turbilhão de emoções envolve essa descoberta. Nesse momento, cuidar do corpo, mente e espírito pode ser uma das ferramentas para combater a doença. E é nesse momento que entra o Yoga.


Pesquisas mostram que as mulheres com câncer de mama submetidas à radioterapia que praticam Yoga podem melhorar significativamente a qualidade de vida. Um estudo do Centro de Câncer MD Anderson, da Universidade do Texas, uma das principais referências mundial no tratamento do câncer, revelou, entre outras descobertas, que mulheres que praticavam Yoga tiveram a queda mais acentuada nos níveis de cortisol ao longo do dia, indicando que essa arte milenar tinha a capacidade de ajudar a regular esse hormônio do estresse. O cortisol é um glicocorticoide necessário para a saúde, mas em excesso, suprime a imunidade e aumenta a glicose no sangue. Os níveis mais elevados desse hormônio ao longo do dia foram associados a piores resultados no câncer de mama.


Essa pesquisa mostrou ainda que o Yoga combateu a fadiga, promoveu a melhora no funcionamento do organismo das mulheres, na capacidade de realizar as tarefas diárias, redução do cansaço e aceitação da doença. Os resultados preliminares foram relatados pela primeira vez em 2011 por Lorenzo Cohen, Ph.D., professor e diretor do Programa de Medicina Integrativa do MD Anderson e foram publicados mais tarde no Journal of Clinical Oncology. 



Combate Ansiedade e Estresse


Um outro estudo publicado na Journal of Medical Radiation Sciences afirma que o Yoga tem vários benefícios para estas pacientes, como a melhoria da qualidade do sono, redução de ansiedade e estresse, melhora o humor e combate à depressão e o isolamento social.


Cristiane de Lacerda Gonçalves Chaves, médica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e especializada em Oncologia Integrativa pelo Hospital Memorial Sloan Kettering Cancer Center, amplia ainda mais o assunto. Segundo ela, não é apenas para o tratamento oncológico que o Yoga traz benefícios.


“Existe uma pesquisa feita com oitenta e seis adultos, de 26 a 44 anos, com doença crônica. Foram realizadas intervenções de gerenciamento de estresse, incluindo Yoga, asanas diárias e pranayama (exercícios respiratórios) por dez dias”, detalha.




Nesse grupo, os níveis de cortisol no sangue diminuíram, assim como o que ocorreu nos estudos com pacientes com câncer.


“Como sabemos que o estresse é fator de risco para doenças cardiovasculares, chegamos à conclusão de que o Yoga pode proporcionar também grande benefício para pessoas com hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares. Além disso, os níveis de IL-6 e TNF-alfa, que são marcadores inflamatórios do organismo, diminuíram. Isso demonstra que todas as pessoas com doenças com componentes inflamatórios podem ter ganhos com o Yoga”, esclarece.

As vantagens de praticar essa arte milenar não param por aí. A médica cita uma pesquisa outra pesquisa realizada com 90 adolescentes com níveis elevados de glicose no sangue.


“Metade do grupo realizou Yoga e a outra metade outros exercícios. As atividades ocorreram por uma hora por dia durante doze semanas. Os níveis de glicose melhoraram, mas apenas no grupo de yoga. Por isso, podemos supor que pessoas com diabetes também podem ter resultados positivos com essa prática”, finaliza.


A Fibromialgia e o Yoga