- TERAPIAS ALTERNATIVAS
Feng Shui: conheça essa técnica milenar
Saiba como o Feng Shui pode ajudar em diferentes setores da vida
Por Lilian Christine

Durante a pandemia tivemos que ficar mais tempo dentro de nossas casas e até dividir o ambiente residencial com o trabalho, o chamado home office.
Desse modo, aplicar o Feng Shui pode ser uma excelente dica para aplicar nesse momento e sempre. Esta técnica milenar permite harmonizar a energia de nosso lar; seja com a ajuda de uma pessoa especializada ou até mesmo por práticas que podem ser feitas por nós mesmos no dia a dia.
Mas o que é Feng Shui?
Feng Shui ou Kan Yu é uma arte chinesa milenar, de harmonização energética que busca organizar os nossos espaços dentro de uma visão interativa entre o ser humano e a natureza. Essa prática, que foi difundida através de práticas familiares, surgiu na China há aproximadamente 4.000 anos e significa literalmente Vento-Água.
A base do Feng Shui é a energia vital, conhecida como "chi", que está presente e circula em todos os ambientes e objetos.
Uma das prioridades do Feng Shui é a aproximação com a natureza. Por isso, ao mobiliar sua casa, procure ter objetos naturais como plantas, cristais, fontes de água corrente e tudo aquilo que mantenha essa conexão.
Os antigos chineses acreditavam que se você escolhesse o local certo para morar, teria uma vida próspera e equilibrada.
Atualmente a prática do Feng Shui nos ajuda a equilibrar as energias naturais dos ambientes, que influenciam diretamente em aspectos essenciais de nossas vidas, como: saúde, trabalho, relações familiares e sociais e relacionamentos amorosos.
Como aplicar o Feng Shui para harmonizar os ambientes
O Feng Shui permite harmonizar casas e apartamentos e também pode ser aplicado em empresas e espaços comerciais.
A Consultora de Feng Shui, designer de ambientes e paisagista Cilla Gaya explica que o Feng Shui combina a estética do ambiente, a psicologia neurolinguística, o fluxo do Qi (energia responsável por tudo que existe no Universo - energia vital), a radiestesia e radiônica, o Yue Shu Ming Li – numerologia chinesa, entre outras técnicas.
“Um dos fundamentos do Feng Shui é entender que o ambiente reflete quem somos e quem podemos ser. Portanto, a modificação do ambiente causa um efeito cascata que repercute mudando um todo”, afirma a consultora que há 12 anos atua nessa área.
Ao utilizar a radiestesia por exemplo dentro do Feng Shui é possível captar vibrações negativas (presentes em ralos abertos, tampa de vaso levantada, tampa de lixeira aberta etc) pois o espaço onde moramos nos traz informações sobre a harmonia e o desequilíbrio das energias locais.