Riserva Zen Yoga Life
Eu, empresário. Eu, empresária (episódio #2)
O setor de meio ambiente e sustentabilidade enfrenta um cenário desafiador na crise, exigindo versatilidade para que projetos não parem
Por Redação Entre Asanas @entreasanas
Especialistas têm refletido sobre a relação da atual pandemia com o meio ambiente, e os impactos que a atividade humana imprime na natureza, modificando parte do sistema interconectado que entendemos como ecossistema global. Essa interferência é capaz de causar inestimável sofrimento humano e disrupção aos sistemas econômicos, sendo fundamental propagar ações para conscientizar a sociedade sobre a importância da gestão responsável do meio ambiente.
A quarentena e o isolamento social estão fazendo com que as pessoas consumam mais alimentos, porém a poluição está visivelmente menor. Há menos carros nas ruas, há menos lixo sendo gerado, há poucas fábricas operando, então há menos emissão de poluentes, etc.
"o principal desafio é manter o engajamento"
E as empresas do setor estão enfrentando verdadeiros desafios operacionais, ao mesmo tempo que enxergam as oportunidades a frente. Com as restrições, as grandes organizações estão atentas para a eficiência financeira, então os investimentos serão muito bem planejados. Projetos de sustentabilidade e gestão ambiental podem encontrar na crise uma excelente oportunidade para ganhar relevância e mais visibilidade no dia-a-dia das pessoas.

Neste segundo episódio da série "Eu empresário. Eu empresária" a redação do Entre Asanas ouviu a opinião de Catarina Peixoto (@muditoprem), bióloga e empresária do setor de gestão ambiental, que falou sobre como sua consultoria está lidando com os desafios do isolamento social. A seguir a entrevista, que foi feita por meios digitais:
Qual foi, até o momento, o impacto do Corona vírus no seu negócio?
O maior desafio foi a suspensão temporária das atividades de campo, com o retorno das equipes educadoras às suas residências – diante do cenário de emergência sanitária e recomendações de distanciamento social. Uma vez que o nosso core business se fundamenta no relacionamento com comunidades vulneráveis vizinhas a empreendimentos, o principal desafio é manter o engajamento com o público através de ambientes virtuais de aprendizagem e ferramentas digitais, já que muitas destas comunidades estão situadas em áreas com infraestrutura precária e com pouco acesso à telefonia móvel e/ou equipamentos (em situação que beira a “exclusão digital”).
Que ações tem feito para manter contato com clientes e parceiros? Que ações de inovação tem buscado desenvolver?
Desde 2016 trabalhamos com Educação à Distância (EaD) e Mídias Sociais como estratégias complementares em nossos Projetos, visando conferir maior abrangência e capilaridade às ações propostas. Neste momento, esta frente de trabalho passa a ser prioritária para a manutenção de nossas atividades.
Quais dificuldades e oportunidades projeta para quando as coisas se normalizarem?
Dificuldade: retomada das ações de campo presenciais pendentes (temporariamente suspensas), em acordo com as ações inicialmente previstas (alinhamento de cronograma dos projetos). Ademais, muitas das atividades educativas envolvem a comunidade escolar, que neste momento enfrenta seus próprios desafios e terá grandes dificuldades em atender ao calendário letivo. Assim como os gestores públicos que já se encontram sobrecarregado com a situação de crise.
Oportunidade: mapeamento de novas ferramentas digitais, capacitação da equipe interna, melhoria contínua das Plataformas EaD e processos internos, com maior eficiência e sustentabilidade.
Catarina é Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, formada pela Universidade Santa Úrsula, Mestre em Engenharia Ambiental na UERJ, complementando sua