- YOGA LIFE
Conheça quem mudou a qualidade de vida através do Yoga
Alunas da Escola Riserva Zen Yoga Life relatam mudanças físicas e mentais após a prática mais constante do Yoga
Por Juliana Nascimento

Qualidade de vida. Esse é o objetivo de muitas pessoas. É a busca do equilíbrio entre a satisfação do físico e mental. Ela é bem defendida, no artigo científico publicado na Revista Científica Perspectiva Ciência e Saúde, intitulado - “BEM-ESTAR, QUALIDADE DE VIDA E REGULAÇÃO EMOCIONAL: a prática do yoga como terapia complementar”, de Luana Felício da Silva Dariva e Dionéia Luciane Mendes. De acordo com o artigo, as autoras relatam o conceito de saúde coletiva, ou seja, um indivíduo impacta a saúde do outro e por aí vai, como efeito dominó.
Dariva e Mendes afirmam que: “A saúde mental é entendida pela Organização Mundial de Saúde como sendo tão importante quanto à saúde física, visto que gera bem-estar aos indivíduos e à sociedade”. O estilo de vida provoca relação emocional individual e interpessoal entre as pessoas e seus respectivos relacionamentos é fundamental para melhorar qualidade de vida.
Prova disso é o estudo da Universidade de Waterboo, no Canadá, o qual revelou, em 2017, que praticar, pelo menos, 25 minutos de Yoga, pode estimular os hábitos cognitivos relacionados ao comportamento. Além disso, a liberação de endorfina melhora a fluidez do sangue no cérebro e diminui o foco em pensamentos ruins, o que também influencia no bem-estar e, sobretudo, na qualidade de vida.
Conversamos com duas alunas da Escola Riserva Zen Yoga Life para saber como a pratica do Yoga tem interferido na rotina de cada e, consequentemente, na qualidade de vida delas.
Taíssa Marinho, 29 anos, Bióloga, mestranda em Engenharia Ambiental e graduanda em Pedagogia.

1- Como você descobriu o Yoga? Alguém indicou?
Desde adolescente eu tinha interesse. Um local próximo de casa ministrava aulas de yoga, mas era pouco acessível para mim. Quando entrei na faculdade me deparei com a oportunidade de praticar, então fiz duas matérias eletivas de yoga (teoria e prática) e meu interesse aumentou, me sentia muito bem. Além de ser a melhor época em relação às notas e desenvolvimento. A partir desse momento, busquei estudar mais sobre realizar mais as práticas, até que surgiu a oportunidade no meio da pandemia de fazer o curso de formação profissional de yoga e simplesmente me encontrei em meio ao caos externo.
2- Há quanto tempo pratica?
Desde 2015/2016, mas tem um ano que prático com mais intensidade.
3- Quais principais motivos que resolveu fazer?
Maior conhecimento sobre a prática e teoria, pois acreditava nos benefícios e autoconhecimento.
4- O que mais gosta/benefícios que o Yoga traz para você e sua vida?
O yoga me permite me conectar com meu eu interior, me permite o autoconhecimento e me permite entender, de certa forma, minha intuição. Além de minimizar meu estresse.
5- O que mudou na sua vida após o Yoga? Percebe mudanças físicas e mentais?
O corpo físico e corpo mental são conectados, e quando um dos dois não anda bem o outro sofre também. Eu mudei a minha filosofia de vida, trabalhar minha essência com o essencial. Mudou a forma como me olhava e aprendi a entender mais o processo até o resultado. Meu corpo físico está mais forte e resistente.
6- Antes de conhecer Yoga, o que você achav