• Riserva Zen Yoga Life

Confira alimentos ricos para a saúde feminina


Mulheres têm necessidades nutricionais diferentes em cada fases da vida e é importante entender qual o benefício de cada um dos alimentos.

Por Ana Clara Oliveira



É muito provável que você já tenha escutado que uma dieta balanceada é chave para uma vida saudável. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que homens e mulheres têm necessidades nutricionais diferentes em fases da vida. Além disso, as mulheres tendem a viver mais do que os homens, você sabia disso?


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, a expectativa de vida para homens era de 73,1 e das mulheres 80,1 anos. Esta é uma notícia maravilhosa, mas a verdade é que para viver mais, também é necessário lidar com mais problemas de saúde relacionados à idade. Sendo assim, muito mais importante do que os anos vividos é a maneira como se vive.


Pensando em orientar as mulheres sobre os alimentos que podem agregar na saúde e ainda prevenir certas doenças, conversamos com Citananda, terapeuta ayurveda, e também com a nutricionista clínica funcional Nara Araújo para nortear a alimentação.


ATENÇÃO! É importante sempre fazer acompanhamento com um profissional especializado para que a dieta seja preparada da maneira correta, de acordo com as suas necessidades e condições de saúde.


Alimentos indicados pela nutricionista


“A alimentação desempenha um papel essencial na qualidade de vida e na vitalidade desses anos que temos de sobra pela frente. Todos os alimentos são importantes, mas cada um tem um papel específico e alguns devem ser associados à alimentação para quem deseja ter uma vida longa e saudável”, explicou a nutricionista.

1. Mamão

• Muito além de ajudar o intestino a funcionar melhor, ele possui uma classe de componentes aplicáveis à saúde da mulher. A criptoxantina auxilia a saúde dos ossos; a luteína e zeaxantina auxiliam na saúde dos olhos e previnem a degeneração ocular; o beta caroteno é excelente para saúde dos cabelos, pele e unha; o mataiciresinol é uma lignana que tem papel importante na saúde da mama e na prevenção do câncer de uma forma geral.

2. Linhaça

• Graças às fibras, auxilia na saúde intestinal, prevenção do câncer e também na saúde e equilíbrio hormonal e a gordura da linhaça, o nosso famoso ômega 3, melhora a cognição.

3. Chocolate 70%

• É anti-inflamatório devido a presença de epicatequinas, que aumentam a dopamina, dando sensação de prazer. Além disso, tem baixo teor de carboidratos e ainda é uma excelente fonte de polifenóis (fitoquímicos que são ótimos para saúde). Também previne doenças e o envelhecimento precoce. Indicado para quem não é costuma em comer salada.

4. Oleaginosas

• A castanha do Pará é fonte de selênio, fundamental para diversas enzimas no corpo e essencial para o bom funcionamento da tireóide. O amendoim (é uma leguminosa, mas usamos no dia a dia como as oleaginosas) é fonte de vitaminas do complexo B que vão auxiliar na saúde dos seus cabelos, pele e unhas.

• Sobre saúde das unhas especificamente temos que pensar no zinco que está presente em maiores quantidades na avelã. E de uma maneira geral são fontes de gorduras boas, fundamentais para a saúde do cérebro.


“Para incluir estes alimentos na sua rotina, você pode fazer combinações simples como mamão com linhaça ou mamão com nuts nos seus lanches e usar o chocolate 70% após o almoço. Ter uma vida saudável é bem mais simples do que você imagina, basta saber fazer as escolhas certas”, finalizou Nara.


Alimentos usados na ayurveda


Segundo Cita, é importante que todo ser humano tenha uma alimentação e rotina de atividades adequada para o seu organismo, visto que o ayurveda entende cada ser como único. E para a manutenção da saúde, é necessário que a digestão dos alimentos, informações e emoções estejam 100% eficazes.


Confira


1. Para tensão pré-menstrual e cólicas menstruais habituais:

• Capim santo: pode ser usado como preventivo

Chá de infusão de 5g de capim santo em 150ml de água fervente. Abafar por 10 minutos, esfriar, coar e tomar.

• Camomila: pode ser usada em períodos de cólicas menstruais quando o fluxo está aumentado.

Infusão de 5g para 150ml de água fervente.

2. Quando o fluxo menstrual estiver muito abundante:

• Romã: Fazer a decocção de 3g de casca do fruto da romã com 150ml de água e deixar ferver por 5 minutos.

Sugestão de suco verde para esses casos: 1 folha de couve + 1 maçã pequena + 1 pepino pequeno + 1 cenoura pequena + folhas de hortelã + caldo de ½ limão + ½ copo de água. Bater tudo no liquidificador, tomar em jejum sem coar.

3. Sintomas da menopausa:

• Damiana: 4g das folhas em pó em um copo de água. Tomar 3x ao dia. Pode ser usada em forma de tintura a 20%, 20 gotas 2x ao dia com água.

Sugestão de suco para esses casos: 1 copo de água de coco + 1 fatia média de mamão + gel da semente da chia (deixar a chia de molho na água da noite para amanhã). Bater no liquidificador e tomar.

4. Disfunções hormonais femininas:

• Preparação composta: marapuama em pó 20g + ginseng brasileiro pó 20g + catuaba pó 20g = misturar tudo em um vidro limpo, seco e com tampa. Tomar 1g com água 2x ao dia.

“A absorção dos nutrientes pelo organismo e a correta eliminação dos excrementos fazem parte integral dosistema digestório como um todo. É indicado sempre tomar um chá morno digestivo e usar especiarias que ajudam na digestão e correta assimilação dos nutrientes”, explicou a terapeuta.

Instagram nutricionista Nara: @naranutrirj Instagram terapeuta Cita: @citadd


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo