top of page
  • Riserva Zen Yoga Life

COM YOGA NÃO TEM FRONTEIRAS

Encontro de professoras piauienses na Escola de formação


Por Redação Entre Asanas


A prática de Yoga foi considerada de elite durante muito tempo. Mas, atualmente, e também depois da pandemia, e do aumento das práticas e formações online, o Yoga chegou de forma mais acessível a lugares nunca antes imaginados, como no Estado do Piauí, um dos estados brasileiros em processo de desenvolvimento, onde as oportunidades são mais restritas do que em grandes centros urbanos, como no sudeste, mais precisamente o Rio de Janeiro. Mas algumas histórias se entrelaçam em meio a tantos desafios, encontros e reencontros da vida. Foi assim que Selly Ferreira e Myvrian Braga, duas piauienses, se encontraram na escola de Formação em Yoga, Riserva Zen/Sinlgular Yoga, localizada na cidade do Rio de Janeiro.


Myvrian Braga (esquerda) e Selly Ferreira (direita)

Selly veio do Piauí e já mora no Rio de Janeiro há alguns anos. Conheceu o Riserva através do Projeto Yoga na Praia da Barra, que acontece aos domingos. Myvrian mora no Piauí e conheceu a escola de Yoga através do Instagram. As alunas fizeram o curso de formação em 2021/2022 e, neste mês de setembro, se encontraram no Rio para um encontro “ao vivo e a cores”, presencial.



Selly conta como foi descobrir que tinha uma aluna da turma online lá do seu Estado de origem. “No começo eu tomei um susto. Nossa, como que a Myvrian encontrou a Escola? Com a internet é mais fácil. Mas foi algo muito mágico, porque eu vi que outras pessoas do Piauí estavam no caminho do Yoga. Fiquei muito feliz!”, declarou. Myvrian relata quando ela e Selly descobriram que eram do mesmo Estado. “Eu lembro que estávamos em uma aula prática e eu falei que estava no Piauí e Selly ligou o microfone e disse: eu também sou do Piauí. Isso já deveria ser na metade do curso, a gente se encontrava nas aulas, mas não fazia ideia de que éramos do mesmo Estado”, confessa.

A maioria das pessoas (no Piauí) não sabem o que é (Yoga), não conhecem, não sabem pra onde vai. Então, pra mim, nós duas estarmos levando o Yoga através da Escola Riserva Zen é fantástico.

Myvrian ainda explicou que a busca pelo curso de formação em Yoga aconteceu porque existem poucas escolas de Yoga no Piauí. Seu objetivo era conhecer mais sobre a prática e a filosofia. “A maioria das pessoas (do Piauí) não sabem o que é (Yoga), não conhecem, não sabem pra onde vai. Então, pra mim, nós duas estarmos levando o Yoga através da Escola Riserva Zen é fantástico”, completa Selly.

Como é encontrar a amiga de formação “ao vivo”? Do online para o presencial. Selly e Myvrian falaram como foi esse momento tão singular. “Eu gosto de ter a Myvrian como amiga de formação da Escola Riserva Zen, como professora. Já imaginei a gente abrindo um estúdio de Yoga no Piauí [...] para as pessoas aprenderem mais sobre o Yoga”, é o que relata Selly. “Foi muito legal encontrar Selly na Escola online e, principalmente, no presencial, já fiz uma aula com ela no segundo dia aqui no Rio. Ter o contato presencial com o pessoal que conheci online é muito especial, muitas vezes nem tenho palavras para descrever o que sinto”, confessa Myvrian.

Foi muito legal encontrar Selly na Escola online e, principalmente, no presencial, já fiz uma aula com ela no segundo dia aqui no Rio. Ter o contato presencial com o pessoal que conheci online é muito especial, muitas vezes nem tenho palavras para descrever o que sinto.

O Yoga, por meio da Escola Riseva Zen, proporcionou o encontro de duas conterrâneas piauienses, além das descobertas quanto ao autoconhecimento, a diminuição dos sintomas de ansiedade e da mente agitada. O que é Yoga? É a contenção das atividades mentais, para Patanjali. Pode significar também, união. Para essa história, Yoga significa encontro.


[]




32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Radhastami

bottom of page