top of page
  • Foto do escritorRiserva Zen Yoga Life

A importância da respiração consciente para aliviar o estresse e aumentar a imunidade

Você sabe respirar, certo? Percebe esse movimento completo com atenção? Consegue alterar o ritmo da inspiração e exalação? O Pranayama pode ser definido como a arte de aprender a controlar e estender a sua força vital através da respiração. Ele ensina sua mente a se concentrar e se acalmar.


Quando você aprende a controlar e expandir a respiração, a saúde geral do corpo absorve esse benefício, combatendo os efeitos negativos associados com o estresse e com as toxinas acumuladas. São essas técnicas de respiração que buscam aumentar a energia vital do corpo, assim como diminuir o fluxo de pensamentos e aumentar a capacidade de concentração.

A respiração observada pode ser considerada como uma ligação entre o subconsciente e o consciente e serve para integrar corpo, mente e espírito, considerando que o diafragma funciona tanto de forma voluntária quanto involuntária. Um estudo do Departamento de Fisiologia do Siddavanahalli Nijalingappa Medical College, na Índia, revela que a prática regular de exercícios de Pranayama aumenta a atividade parassimpática e diminui a atividade simpática. “Se você respirar corretamente, percebendo por alguns minutos cada inspiração e exalação completa pelas narinas, sua mente vai se acalmar”, diz Luciana Cavaliere, diretora e professora da Escola Riserva Zen Yoga Life.


Antes de iniciar os pranayamas é fundamental ter um comando sobre a respiração, percebendo o controle sobre a musculatura envolvida no processo respiratório. Por isso utiliza-se a respiração completa como forma de educação para o respirar consciente e de forma controlada.

Os pranayamas são muito benéficos para problemas pulmonares. Estimulam a circulação e o fluxo de energia no sistema nervoso, bem como o fogo digestivo e o sistema imunológico. “A percepção mais sutil da prática individual dos pranayamas traz serenidade sobre o inconsciente, a fim de identificar um eu mais conectado”, acrescenta Luciana.


Descrição

Pranayama é o quarto ramo do Raja Yoga exposto nos Ioga Sutras de Patañjali. Prana é a fonte de energia. O prana é substrato universal. Pranayama é o conhecimento e controle do Prana. Para o Yôga antigo, é a expansão da bioenergia no corpo humano através de movimentos respiratórios conscientes e estruturados (wikpédia)


“No cenário atual que vivemos, com crise, pandemia e isolamento, geralmente temos um problema com o estímulo do sistema simpático, por estarmos estressados com muita frequência e com a respiração desregular. O estresse é conhecido por conduzir a uma série de doenças, algumas podem colocar a saúde em risco. Por isso a importância de se observar”, finaliza a diretora.


Antidepressivo natural: técnicas de respiração do yoga para acalmar a mente

Ao perceber e alterar conscientemente a maneira como você respira transmite-se um sinal ao cérebro para regular o ramo parassimpático do sistema nervoso, o que pode fazer diminuir a freqüência cardíaca, melhorar a digestão e desenvolver a sensação de calma, bem como o sistema simpático, que controla a liberação de hormônios do estresse como cortisol.

Os movimentos da respiração:


Puraka (inalação) – tem força ativa e atrativa.

Rechaka (exalação) – é de movimento passivo e expressivo.

Antar Kumbhaka (retenção com os pulmões cheios) – é de natureza de retenção. Tende a esquentar o corpo.

Bahya Kumbhaka ( retenção com os pulmões vazios) – é de natureza de entrega. Tende a esfriar o corpo.


A inspiração faz o ar entrar no corpo, nutrindo-o. Na retenção com os pulmões cheios, o ar é assimilado pelo corpo, criando calor. O calor é dissipado pela exalação. Por isso, reter o ar com os pulmões cheios esquenta. Reter o ar com os pulmões vazios, esfria.

O ritmo da respiração

  • Respirações rápidas, como o bhastrika, tendem a esquentar.

  • Respirações lentas são calmantes e tendem a esfriar.

A polaridade das narinas

  • A narina direita esquenta e estimula a energia.

  • A narina esquerda esfria e é sedativa.


Nosso lado direito está associado ao masculino/quente e nosso lado esquerdo ao feminino/frio. Essa polaridade se reflete nas narinas, respirar pela narina direita aumenta o fluxo de energia através dos cana